Captação de Recursos: Como Fazer o Fundraising do Seu Negócio

Captação de Recursos: Como Fazer o Fundraising do Seu Negócio
Todos os dias centenas de empresas são criadas no mundo inteiro. Para que possa se manter no mercado competitivo, esses negócios precisam captar recursos. E isso é um grande desafio! Veja neste artigo como é possível fazer o Fundraising para o seu negócio!

Criou uma empresa? Então precisa estar preparado para competir de igual para igual no mercado. A busca por investidores é algo necessário para a sobrevivência.

Muitos começam preparando um discurso para apresentá-lo aos investidores, mas existem muitas outras formas de buscar capital para o seu negócio. Na sequência, você conhecerá os métodos que funcionam!

Captação de recursos:
8 métodos de Fundraising

Empréstimo bancário

Esta modalidade é antiga e ainda bastante utilizada para quem começa um negócio. No mercado financeiro, existem muitas formas de captar recursos através do empréstimo, como por exemplo:

  • O microcrédito, que é voltado para o pequeno empreendedor.
  • O empréstimo bancário propriamente dito, que pode ser o empréstimo pessoal ou capital de giro.

Crowdfunding

Já ouviu falar no Crowdfunding? Trata-se do empréstimo coletivo: Você anuncia no mundo online a captação do recurso, e quem estiver interessado colabora financeiramente.

Esse método é interessante pois já envolve o seu público-alvo. No entanto, é preciso oferecer algo para ele antes de solicitar ajuda. Por exemplo, criar algum material, pode ser uma vídeo aula, e disponibilizar gratuitamente na plataforma onde será feito o Crowdfunding.

Capital de risco

Nesse caso você deverá contar com pessoal agressivo que querem investir e ganhar lucro no mercado. Eles estão dispostos a colocar dinheiro na sua empresa, mas você precisa provar que é um negócio rentável.

A ideia é, de fato, preparar um grande discurso com provas e argumentos para convencer cada investidor a respeito do seu empreendimento.

Fique atento porque nesse caso, o investidor irá querer uma porcentagem da administração sobre a empresa. Por exemplo, votar e controlar parte da receita empresarial.

Recurso próprio

O recurso próprio não deve faltar nesta listagem de captação de recursos para sua empresa. Trata-se da possibilidade de utilizar seus próprios recursos. Sem dúvida alguma, é uma excelente forma de te manter no comando do negócio.

Você poderá prospectar recursos de diversos modos, como por exemplo:

  • Reduzir para uma quantidade mínima de funcionários na empresa, sendo que nesse caso você e sua família desempenharão boa parte das tarefas empresariais.
  • Reduzir as despesas, procurando resolver as questões e executar as tarefas em locais públicos ou em sua própria casa.
  • Vender os bens particulares, como por exemplo, algum veículo ou qualquer outro aparelho ou equipamento que não tenha tanto uso e você poderá dispensá-lo para conseguir grana e aplicar em seu negócio.

Pré-venda

Se seu negócio está fazendo lançamento de algum produto ou serviço, então você poderá trabalhar com o pré-venda. Dessa forma, conseguirá dinheiro antes mesmo de ter os produtos prontos.

É uma maneira inteligente até mesmo para evitar desperdícios, pois você irá produzir exatamente baseado no quanto de encomenda recebeu.

Só observe o seguinte: Quando você faz a pré-venda precisa dar atenção ao fato de que conseguirá manter em atendimento a demanda. Isso implica em ter determinado pessoal suficiente para trabalhar e um cronograma de entregas.

Pequenos investidores

Ao contrário dos investidores de capital de risco, existem os pequenos investidores, que também são conhecidos como anjos. Eles estão dispostos a investir em pequenos negócios, em startups, por exemplo.

Obviamente que se irão empregar dinheiro em seu negócio, também vão querer alguma coisa e contrapartida. Por exemplo, poderá ser a participação nas ações da empresa.

Para conseguir esse tipo de investidor é interessante você criar uma Network, ou até mesmo utilizando as redes sociais de negócios, como LinkedIn, por exemplo.

Incubadora de negócios

As incubadoras são interessantes, isso porque seu trabalho vai além de investir dinheiro. Trata-se de locais para que as pequenas empresas possam passar um estágio até que se desenvolvam por si só.

Em uma incubadora de negócio irá propiciar o ambiente específico para o desenvolvimento das tarefas, e até mesmo os equipamentos que se fazem necessário.

Você também contará com apoio logístico, e contará com as instruções e orientações de marketing e de administração empresarial.

Trata-se de um processo que pode durar longos meses, mas certamente, o resultado será satisfatório.

Subsídio do governo

Os subsídios ou subvenções do governo são excelentes formas de captação de recursos para sua empresa. No entanto, é preciso atender a certos requisitos estabelecidos em políticas de desenvolvimento e investimento do governo.

Claro que conseguir recurso por este meio não é tão fácil, até porque é uma forma muito concorrida. Mas, vale a pena preparar seu negócio e concorrer.

Por um lado, fazer Fundraising para seu negócio é fácil à medida que existem muitos métodos para isso. Porém, cada um deles irá exigir muito esforço e dedicação de sua parte.

Lembre-se que não há negócio fácil! O que existe é trabalho e dedicação, o caminho ideal para atingir o sucesso!

Se inscreva para receber nossas novidades

Tenha um Site

Sua empresa na internet

Image