Hoje contamos com senha para tudo, principalmente se você está navegando no mundo digital. Não é fácil memorizar tanta senha assim, afinal, é um jogo que parece não ter fim de letras, números de caracteres especiais!
A memorização dessas senhas pode ser algo muito incômodo e que gera stress, mas são as senhas que permitem a segurança necessária para os seus dados na internet. O ideal é criar com técnicas específicas e memorizar essas senhas ou guardá-las em um local muito seguro.
Claro que a segurança vai além disso. É preciso você ter consciência dos locais onde está utilizando sua senha. Tome bastante cuidado em relação as telas falsas, que são telas semelhantes aos sites verdadeiros, mas na verdade, os estelionatários que criaram essas telas querem apenas pegar a sua senha.
Como criar uma senha segura?
1. Caracteres
2. Troque Letras por símbolos
3. Troque letras por números
4. Inclua letras maiúsculas
5. Sem repetição
Com base nesses passos, então podemos fazer uma lista com a estrutura que consideramos ideal para criação de uma senha segura. Veja:
- A senha deverá conter 8 caracteres, no mínimo;
- É preciso que você inclua 2 caracteres especiais, no mínimo;
- Será necessário incluir na senha, pelo menos, um número;
- Sua senha deverá ter duas letras em caixa alta, pelo menos;
- Sua senha deverá ter, pelo menos, uma letra minúscula.
Advertência
É imprescindível que você crie sua senha segundo a advertência do site. Por exemplo, se ele recomenda que você crie uma senha com 8 caracteres e que coloque letras maiúsculas e minúsculas junto com números, então faça exatamente dessa forma.
Criando senhas seguras com o LEET
Usando um método conhecido como LEET, você conseguirá criar uma senha segura e abordando tudo o que falamos até então. Por exemplo, poderá incluir letras maiúsculas, letras minúsculas, caracteres especiais e números, tudo de uma forma muito fácil e prática.
Esse método faz uso de combinações trabalhadas sobre o alfabeto. A utilizá-lo você estará meio que criptografando sua senha.
Veja como criar uma senha segura utilizando o LEET:
- Comece digitando uma palavra. É preciso que ela tenha, no mínimo, 8 letras.
- Agora faça a troca de duas letras por algum caractere especial, como $.
- Depois, troque também alguma letra por algum número, pode ser o 1 pelo l. Acrescente na palavra duas letras em caixa alta.
Gerador automático
A internet também disponibiliza alguns geradores de senha automático. Por exemplo, a Hostgator oferece um gratuitamente.
É um método seguro e ao criar sua senha, é possível definir se quer alguma que combine apenas os números e as letras, ou aumentar a segurança, fazendo as combinações conforme explicamos ao longo deste post.
Saiba que é possível criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres e, no máximo, 40 caracteres. A geração automática é infinita e o resultado será uma senha segura, até mesmo apresentando um certo grau de dificuldade para memorizar. Mas você vai se acostumar.
Então, você já conhecia esses métodos de criação de senhas seguras? Já está colocando algum deles em prática? Reservamos um espaço para você comentar, fale sobre suas experiências, assim nos ajudamos mutuamente para criar cada vez mais senhas seguras na web!