Senhas seguras: como proteger seus dados na web

Senhas seguras: como proteger seus dados na web
As senhas seguras são essenciais para proteger os dados na web. Mas, para que de fato tenha segurança, é preciso ir além da criatividade. Também se faz necessário aplicar técnicas básicas. Veja neste artigo como você poderá proteger seus dados na web com senhas seguras! 

Hoje contamos com senha para tudo, principalmente se você está navegando no mundo digital. Não é fácil memorizar tanta senha assim, afinal, é um jogo que parece não ter fim de letras, números de caracteres especiais!

A memorização dessas senhas pode ser algo muito incômodo e que gera stress, mas são as senhas que permitem a segurança necessária para os seus dados na internet. O ideal é criar com técnicas específicas e memorizar essas senhas ou guardá-las em um local muito seguro.

Claro que a segurança vai além disso. É preciso você ter consciência dos locais onde está utilizando sua senha. Tome bastante cuidado em relação as telas falsas, que são telas semelhantes aos sites verdadeiros, mas na verdade, os estelionatários que criaram essas telas querem apenas pegar a sua senha.

Como criar uma senha segura?

Existem cinco passos básicos para que você crie uma senha segura na internet. Para te ajudar com isso, vamos listá-los a seguir:

1. Caracteres

A senha escolhida para ser sua deverá ter, no mínimo, 8 caracteres.

2. Troque Letras por símbolos

Você poderá substituir algumas letras por símbolos, como por exemplo, substitua a letra S pelo símbolo do sifão $.

3. Troque letras por números

Você também poderá fazer alteração de uma letra por algum número semelhante, como por exemplo, troque a letra O pelo número zero.

4. Inclua letras maiúsculas

Inclua em sua senha, ao menos, duas letras maiúsculas.

5. Sem repetição

Jamais utilize senhas repetidas.


Com base nesses passos, então podemos fazer uma lista com a estrutura que consideramos ideal para criação de uma senha segura. Veja:


  1. A senha deverá conter 8 caracteres, no mínimo;
  2. É preciso que você inclua 2 caracteres especiais, no mínimo;
  3. Será necessário incluir na senha, pelo menos, um número;
  4. Sua senha deverá ter duas letras em caixa alta, pelo menos;
  5. Sua senha deverá ter, pelo menos, uma letra minúscula.

Advertência

No momento em que você fizer o cadastro em alguma plataforma online, certamente terá que criar uma senha. Na grande parte dos casos, o sistema já indicará as normas para criação de senhas.

É imprescindível que você crie sua senha segundo a advertência do site. Por exemplo, se ele recomenda que você crie uma senha com 8 caracteres e que coloque letras maiúsculas e minúsculas junto com números, então faça exatamente dessa forma.

Criando senhas seguras com o LEET

Usando um método conhecido como LEET, você conseguirá criar uma senha segura e abordando tudo o que falamos até então. Por exemplo, poderá incluir letras maiúsculas, letras minúsculas, caracteres especiais e números, tudo de uma forma muito fácil e prática.

Esse método faz uso de combinações trabalhadas sobre o alfabeto. A utilizá-lo você estará meio que criptografando sua senha.

Veja como criar uma senha segura utilizando o LEET:

  • Comece digitando uma palavra. É preciso que ela tenha, no mínimo, 8 letras.
  • Agora faça a troca de duas letras por algum caractere especial, como $.
  • Depois, troque também alguma letra por algum número, pode ser o 1 pelo l. Acrescente na palavra duas letras em caixa alta.

Gerador automático

A internet também disponibiliza alguns geradores de senha automático. Por exemplo, a Hostgator oferece um gratuitamente.

É um método seguro e ao criar sua senha, é possível definir se quer alguma que combine apenas os números e as letras, ou aumentar a segurança, fazendo as combinações conforme explicamos ao longo deste post.

Saiba que é possível criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres e, no máximo, 40 caracteres. A geração automática é infinita e o resultado será uma senha segura, até mesmo apresentando um certo grau de dificuldade para memorizar. Mas você vai se acostumar.

Então, você já conhecia esses métodos de criação de senhas seguras? Já está colocando algum deles em prática? Reservamos um espaço para você comentar, fale sobre suas experiências, assim nos ajudamos mutuamente para criar cada vez mais senhas seguras na web!

Se inscreva para receber nossas novidades

Tenha um Site

Sua empresa na internet

Image